Introdução

Karateka é um jogo em que você controla um lutador que deve vencer um grande número de inimigos chefiados por Akuma, o vilão que seqüestrou sua amada. E, é claro, você só conta com o poder de suas mãos e pés para isso.

Karateka é um clássico dos computadores pessoais que teve aparições nos mais diversos equipamentos; algumas mais honrosas e outras menos honrosas... sendo a do Spectrum a mais horrorosa de todas... e a do MSX, por ser um porte da mesma, não poderia ficar atrás, sendo ainda mais lenta que a original e com partes inadivertidamente castradas.

O objetivo deste projeto não é resolver todos estes problemas, mas sim adaptar a versão MSX de fita cassete para disco, corrigindo alguns dos bugs mais óbvios que surgiram no porte para o MSX e, eventualmente, recuperando alguns elementos que foram eliminados do jogo - e acrescentando alguns que nem na versão Spectrum estavam disponíveis.

Para aqueles que gostam muito deste jogo, chegou a hora de se decepcionar. Para aqueles que não conhecem o jogo e/ou não gostam dele, preparem-se para conhecer uma versão que desafia o trono de ZORAX como o pior jogo que já foi executado em um MSX.

PS: Se o jogo é tão ruim, por que reabrir esta velha ferida? Veja a resposta na seção "questões".

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05/01/2008


# Versão 1.0.2 liberada! Veja na página de Downloads!
# Pequeno bug corrigido na rotina de loading.


09/12/2007


# Adicionada a versão do Karateka de GameBoy na seção Versões. Obrigado a Leandro Correia pelo aviso!


08/12/2007


# Primeira versão pública liberada! Veja na página de Downloads!
# Adicionada a nova tela do final do jogo.
# Re-habilitada a rotina de interrupção do jogo, o que permitiu que a música do fim do jogo pudesse ser tocada e a resposta aos controles fosse melhorada (e a música/áudio não acelerasse com a velocidade do micro).
# Corrigidas as rotinas de vídeo para trabalharem corretamente com a IRQ ligada.
# Pequenas otimizações nas rotinas de impressão de tela (economia de uns 700 ciclos de clock por impressão).
# Otimização da impressão da barra de energia em MSX2 ou superiores (economia de uns 150 ciclos de clock por impressão).


07/12/2007


# Cores do placar corrigidas de acordo com o tamanho da barra de energia.
# Corrigido o bug do travamento quando o jogo era terminado fora da última sala.
# Agora, qualquer tecla pressionada durante a abertura do jogo faz pular direto para o jogo.
# Corrigido um bug que fazia o jogo travar (ainda) quando o personagem é jogado pelo penhasco.
# Revisada geral em todo o WebSite.


06/12/2007


# Melhorada a codificação do "The End", agora em todas as fases.
# A mensagem "The End" agora limpa a tela.
# Alterada animação de morte no início do jogo, para evitar travamento.
# Adicionado o texto de carregamento.
# Adicionado o logo da Amusement Factory
# Adicionadas as CoolColors.


26/11/2007


# Versão inicial do site do projeto online!


25/11/2007


# Agora o jogo cai no DOS apor ser vencido (ao invés de travar).
# Ativado a mensagem "The End" quando o jogador morre. Faltando ativar na primeira fase.


24/11/2007


# Melhorada a rotina de leitura do jogo.
# Re-habilitada a mensagem de loading, para fins de debug.